Acampamento de elefantes Chang Kalim em Phuket, Thailand

Tailândia, conheça Bangkok, Phuket, Patong Beach, Koh Phi Phi & Maya Bay

Tailândia: Bangkok, Phuket, Patong Beach & Koh Phi Phi

 

Sem dúvida a Tailândia foi uma de nossas melhores e mais divertidas viagens. Bangkok sempre foi o meu destino preferido na Ásia. Um lugar que sempre me fascina toda vez que volto lá.  A fascinante Koh Phi Phi e Maya Bay com um visual paradisíaco e o agito de Patong Beach e Phuket fecham a viagem perfeita!

 

Thailand Koh Phi Phi, Maya Bay @ana.marmo
Thailand Koh Phi Phi, Maya Bay @ana.marmo

Saímos de Dubai com destino à Tailândia, Bangkok, Aeroporto Internacional Suvarnabhumi, em um voo da Thai Airways International. O voo estava vazio e praticamente tínhamos a cabine de passageiros somente para nós. Recomendo a Thai Airways, apesar das aeronaves não serem tão modernas, o atendimento ao passageiro é excepcional. Literalmente os tripulantes oferecem de tudo para agradar. Até mesmo na classe econômica é muito fartura. Vinhos, cerveja, comida e um excelente serviço de bordo.

Thai Airways International
Thai Airways International

Planejamos um roteiro via Bangkok para Phuket e Patong Beach, (lugares mais badalados da Tailândia). De Phuket fomos de barco até Koh Phi Phi, Maya  Bay (onde foi filmado o filme  A Praia com o Leonardo DiCaprio) e também para Phang Nga Bay, The James Bond Island (onde foi filmado o filme 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro).

Phuket, a maior ilha da Tailândia, não agrada a todos e os motivos falarei mais adiante. Também pode-se seguir viagem pela ilha vizinha Krabi. E de Krabi pegar o Ferry Boat para Koh Phi Phi e Phang Nha Bay.

De Bangkok pegamos uma balsa (ferry boat) para Phuket, os preços diferem de acordo com o dia e horário, em torno de 250 a 300 baht (moeda local).

O que fazer em Bangkok:

 

Bangkok é a capital da Tailândia e a décima cidade mais populosa da Ásia.  É uma cidade moderna e ocidentalizada, conta com muitas atrações turísticas, compras, restaurantes, bares e uma vida noturna agitada. Apesar da má publicidade, Bangkok é um lugar seguro e todas as vezes que fui para lá sempre andei sozinha na rua.

O que se vê muito por lá são tailandeses aplicando golpes em turistas (mas isso também vemos muito na Indonésia e Malásia), portanto fique atento na hora de fazer qualquer negociação, das compras, pagamento de passeios e principalmente na hora de trocar dinheiro. É uma metrópole, e, como todas as outras metrópoles, existe poluição, trânsito caótico e engarrafamentos. Mas mesmo assim é uma cidade bem organizada, e, apesar dos golpes nos turistas, a simpatia dos tailandeses é indiscutível.

Para se locomover em Bangkok recomendo os táxis, são baratos e usam taxîmetros. Pode-se andar com os famosos Tuk Tuks, uma experiência que você não vai se arrepender.

Ficávamos no Holiday Inn Silom Hotel Bangkok. Mas existem inúmeras opções de hotéis e hostels no trivago.com e no booking.com, aconselho reservar tudo com antecedência.  E avise exatamente na reserva quantos hóspedes irão ficar no mesmo quarto. Isso porque os hotéis em Bangkok restringem a entrada de estranhos com os hóspedes devido ao forte turismo sexual e prostituição.

Para quem gosta de compras indico o mercado MBK. É o meu lugar preferido, ali você encontra de tudo: roupas exóticas e ocidentalizadas, eletrônicos, perfumes e calçados. Tudo de boa qualidade e ótimo preço. Também vale a pena conferir o Central World Plaza e a Chinatown.

Para quem gosta de massagens, a Tailândia é um grande centro de spas e casas de massagem. Você encontra uma em cada esquina. Só fique atento aos diferentes tipos de massagem. Existem as massagens que eu chamo de verdadeiras, feitas por massagistas formados em escolas para isso (excelentes para curar as minhas dores nas costas); e, como o turismo sexual é forte por lá, existem as chamadas casas de massagens com “happy ending” (final feliz), o nome já diz tudo.

Já para quem gosta de festa e bares, o distrito de Silom é o mais agitado de Bangkok. É bom levar uma cópia do passaporte (o original deixe sempre no cofre do quarto do hotel) quando for sair, principalmente a noite, pois batidas policiais são comuns por lá.

Apesar do forte turismo sexual, trânsito caótico, grandes centros de compras, baladas e todo o mais que comentamos acima, o Budismo é muito presente em Bangkok, há inúmeros templos budistas e estátuas de Buda pela cidade. Até mesmo nos pequenos estabelecimentos comercias podemos observar um pequeno altar com uma estátua de Buda e oferendas.

Recomendo conferir o Templo Wat Sukhothai Traimit, lá está o grande Buda de Ouro, a maior estátua de Buda de Ouro maciço com 5 mil kg. E o templo Wat Pho, o famoso templo do Buda reclinado, uma estátua de Buda deitado que mede mais de 45 metros.  Há muitos outros complexos de templos budistas pela cidade. Todos perto um dos outros.  Para visitar os templos precisa retirar os calçados e fique atento ao vestuário, use roupa discreta para não ter a entrada negada. A entrada dos templos varia entre 10 a 500 baht.

O que fazer em Phuket e Patong Beach:

 

O que dizer de Phuket? A primeira impressão que tive de Phuket não foi nada boa e definitivamente não é o melhor lugar do mundo para se levar os filhos. No primeiro dia que chegamos em Phuket saímos para jantar e conferir a noite de Patong. Me lembro que olhei para o meu marido com um olhar meio de indignação, pois foi ele que sugeriu que ficássemos acomodados em um hotel em Patong Beach.

Realmente o turismo sexual é uma presença fortíssima por lá e o que mais se vê são europeus, americanos e australianos atrás de garotas tailandesas que se submetem a tudo por alguns dólares, sem falar nos ladies boys e famosos Ping Pong shows (falarei disso mais adiante).

Patong Beach Night Life
Patong Beach Night Life

No entanto, Phuket pode se tornar inesquecível pela sua beleza natural, praias lindas a curta distância uma das outras e o por-do-sol cinematográfico de Patong Beach. Alugamos uma moto em Phuket (sem formalidade alguma, sem papéis assinados e sem pedir a nossa licença para dirigir) no outro lado da rua do hotel. Com a moto em mãos rodamos de praia em praia, conhecendo a Ilha e sem nos prender a um guia ou tour. Foi muito legal, recomendo. Acabamos o dia assistindo ao famoso por-do-sol de Patong.

Posto de Gasolina em Phuket, Thailand
Posto de Gasolina em Phuket, Thailand
Maya Bay, Koh Phi Phi, Thailand
Maya Bay, Koh Phi Phi, Thailand
Patong Beach. Thailand
Patong Beach. Thailand

 

Pôr do sol em Patong Beach
Pôr do sol em Patong Beach

No dia 26 de dezembro de 2004, um tsunami destruiu Patong junto com muitas outras praias da região, causado por um terremoto no oceano Indico.  A devastação foi total e milhares de pessoas morreram. Quando passeamos por Patong, os locais nos oferecem um DVD com a história do Tsunami, sua destruição e como Patong se reconstruiu.  Foi terrível e muito triste. Recentemente um pouco da história foi contada no filme The Impossible.

Tsunami Hazard Zone. Patong Beach. Thailand
Tsunami Hazard Zone. Patong Beach. Thailand

Tiramos uma tarde para conhecer o acampamento de elefantes Chang Kalim. Este fica no alto de um morro com vista para Patong Beach. Chegamos lá e após um breve acordo com o guia do acampamento fomos conhecer os elefantes.  Demos frutas pra ele comer e fizemos carinho nele. Então o guia nos convida a subir no elefante, ele tem uma espécie de poltrona de madeira acoplada em suas costas para que possamos nos sentar. O meu marido sentou atrás do pescoço dele. Apesar de fazer o passeio e gostar, não pude deixar de sentir pena dos animais, mesmo tendo presenciado nenhum maltrato por parte dos guias.

Acampamento de elefantes Chang Kalim em Phuket, Thailand
Acampamento de elefantes Chang Kalim em Phuket, Thailand
Acampamento de elefantes Chang Kalim em Phuket, Thailand
Acampamento de elefantes Chang Kalim em Phuket, Thailand

O tour é feito com os turistas em cima dos elefantes e os guias acompanhando-os ao seu lado. Pudemos ver a Ilha de cima, uma visão espetacular em um passeio de mais ou menos uma hora em uma trilha ao longo do acampamento.

Acampamento de elefantes Chang Kalim em Phuket, Thailand
Acampamento de elefantes Chang Kalim em Phuket, Thailand
Acampamento de elefantes Chang Kalim em Phuket, Thailand
Acampamento de elefantes Chang Kalim em Phuket, Thailand

De volta ao acampamento, demos mais um pouco de frutas para o elefante, tambem podemos dar banho neles, mais uma parada para fotos e partimos na nossa moto.

Maya Bay, Koh Phi Phi:

 

Esta praia ficou mais conhecida por se tornar o cenário do filme A Praia (The Beach) com o Leonardo DiCaprio em 1999. A praia realmente é linda, 200 metros de areia branca. É uma baía protegida por morros, e, a maioria deles possuem cavernas undergrounds.

Maya Bay, Koh Phi Phi, Thailand
Maya Bay, Koh Phi Phi, Thailand

Decidimos fazer um tour para Maya Bay saindo do nosso hotel, já que ficamos hospedados em Phuket. O tour custou 3.500 bahts  (aproximadamente U$ 110). Mas se você estiver em Krabi pode pegar um ferry boat. Chegamos em Koh Phi Phi por uma lancha de alta velocidade (speedboat) , então o percurso durou menos de uma hora e meia. Os barcos e lanchas atracam em uma espécie de trapiche de borracha azul improvisado, pois a baía é um grande recife e pode-se machucar os pés se pisar no fundo da praia. Ficamos em Maya Bay por aproximadamente uma hora e meia para tirar fotos, relaxar e curtir a praia. O visual é paradisíaco pena que há muita poluição visual de barcos e turistas o que impede muito tirar a foto perfeita. Os melhores spots para fotos são concorridos. Koh Phi Phi, desde a sua popularização, vem lutando contra a crescente poluição.

Maya Bay, Koh Phi Phi, Thailand
Maya Bay, Koh Phi Phi, Thailand

Se você preferir evitar o crowd e o movimento grande de barcos (em torno de 30 por hora), tente chegar cedo ou perto do pôr do sol. No entanto nenhum tour irá nestes horários e você terá que ir por conta própria com o ferry boat. O National Park cobrará uma taxa de 200 baht para  a entrada na baía. Esta taxa já está incluída no tour.

A praia conta com um pequeno quiosque que serve bebidas e aperitivos, há um pequeno resort e um banheiro mais adentro.

Maya Bay, Koh Phi Phi, Thailand
Maya Bay, Koh Phi Phi, Thailand

Há turistas que acampam lá, mas as condições para camping são precárias. Pode-se acampar na praia somente em dias especificados pelo National Park.

Quando o tempo de visitação acaba, o guia do tour nos chama de volta para a lancha e partimos em direção à Phi Phi Don para fazer mergulho e snorkel. Há um fotógrafo que tira fotos submersas e depois vende as impressões no final do tour. A água é extremamente transparente e podemos nadar com os peixinhos coloridos. Snorkel e máscara estão incluídos no tour mas também quem tiver curso de mergulho pode mergulhar com oxigênio.  Na areia da praia de Phi Phi Don encontramos muitos macaquinhos (tipo sagui) que nos circundam pedindo comida. O guia do tour nos dá bananas e podemos brincar com os macaquinhos. Eles são dóceis e gostam de posar para fotos. Phi Phi Don também é conhecida como Monkey Beach.

Monkey Beach, Phi Phi Don, Thailand
Monkey Beach, Phi Phi Don, Thailand

Retornamos para Phuket e chegamos no hotel na hora do jantar.

 

Phang Nga Bay, The James Bond Island: 

 

No dia seguinte buscamos outro tour com destino à Phang Nga Bay, onde há uma ilheta de 20 metros chamada Ko Tapu que ficou mundialmente conhecida por aparecer no filme de 1974, 007 contra o Homem com a Pistola de Ouro (The Man with the Golden Gun).  Desde então o lugar é conhecido como James Bond Island.

Ko Tapu, James Bond Island, Thailand
Ko Tapu, James Bond Island, Thailand

Outro passeio que recomendo muito na Tailândia. Nos pegaram no hotel logo de manhã e desta vez o barco era maior, a bebida e comida era incluída no tour. passeamos entre um arquipélago de ilhotes para chegar em Phang Nga Bay. O lugar é inspirador. Em algumas dessas ilhotas há cavernas subaquáticas. Descemos em canoas, cada família com o seu próprio guia, todos com coletes salva vidas. O guia vai explicando como as formações rochosas e cavernas foram de formando, até que adentramos o conjunto de ilhotas. Entramos em cavernas, que são completamente escuras.

Ko Tapu, James Bond Island, Thailand
Ko Tapu, James Bond Island, Thailand
Ko Tapu, James Bond Island, Thailand
Ko Tapu, James Bond Island, Thailand

Voltando ao barco seguimos para Ko Tapu, a James Bond Island. O lugar é lindo, parece outro mundo. As formações rochosas são magníficas e há paredes de rocha inclinadas. Também se encontra cavernas por lá. Há um bar que vende bebidas e souvenir.

Ko Tapu, James Bond Island, Thailand
Ko Tapu, James Bond Island, Thailand

 

Na volta para Phuket um guia vestido de LadyBoy faz um show com dança e música pedindo colaborações em dinheiro. Uma boa hora para descontrair. No nosso tour havia até um casal muçulmano que se divertiu com a dança.

 

Ko Tapu, James Bond Island, Thailand
Ko Tapu, James Bond Island, Thailand

 

Ko Tapu, James Bond Island, Thailand
Ko Tapu, James Bond Island, Thailand

 

 

 

 

 

Please follow and like us:

2 opiniões sobre “Tailândia, conheça Bangkok, Phuket, Patong Beach, Koh Phi Phi & Maya Bay”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *